Seja muito bem vindo(a) em meu blog.

Aqui todos são amigos!

sábado, 3 de abril de 2010

O verdadeiro significado do sofrimento...

Em nossas vidas devemos sempre estarmos atentos para os desígnios de Deus. É preciso saber que nada acontece por um acaso, lembrando-se para tanto que nem mesmo uma folha de árvora cai ao chão sem o consentimento do Pai. Ele é onipotente; capaz de tudo fazer para o nosso bem, para o nosso crescimento espiritual, e para nosso amadurecimento como seres humanos.


Nós somos filhos amados de Deus, e fomos feitos para a alegria eterna. Porém, infelizmente todos estamos sujeitos a passar por sofrimentos e episódios que assolam nossas almas, que fazem com que percamos as alegrias, esperanças e com que deixemos de sonhar. Todavia, é nesses momentos de sofrimento em que devemos parar para pensar que nossas vidas são repletas de eventos inesperados, e, ao mesmo tempo, de escolhas, estas tomadas todos os dias, a todo o momento, das mais simples, às mais complexas.


Paremos então para refletir e vejamos que, em se tratando de superar períodos sofridos, há duas escolhas a serem tomadas: ou nos entregamos à dor e a solidão - correndo risco de adquirirmos doenças psíquicas e até mesmo físicas, nos empobrecendo espiritualmente e nos distanciando da oração -, ou entregamos nossas vidas completamente ao amor e à misericórdia infinita de Deus.

Temos de chegar à conclusão que, mesmo que o sofrimento seja “monstruosamente” grande, há sempre a chance de ser seguida a segunda opção acima descrita. E quando essa opção é feita, devemos mergulhar nesse amor de Deus, entregar a Ele tudo o que nos aflije, e deixá-Lo operar em nossos corações o tão desejado milagre.

A partir do momento em que adquirimos tamanha maturidade espiritual e emocional, passamos então a reconstruir nossas vidas, pois tudo já está entregue a quem realmente deveria estar, ao único que pode nos curar perfeitamente, nos resgatando e nos acolhendo em seu carinhoso colo de Pai.

Diz a Palavra do Senhor em Tiago 1: 2-4 : “Meus irmãos, tende por motivo de grande alegria o serdes submetidos a múltiplas provações, pois sabeis que a vossa fé, bem provada, leva à perseverança; mas é preciso que a perseverança produza obra perfeita, a fim de serdes perfeitos e íntegros sem nehuma deficiência.”

Provação deve ser para todos um sinal de fortalecimento! Devemos nos aproveitar dos momentos de “aridez” para crescermos e sermos melhores. A oração será então como a boa água que rega as plantas secas. Que nossos corações possam ser como essas plantas: sedentos de vida!

Outra jóia valiosa para nós, é termos a certeza de que, como diz a Palavra no Salmo 126: 5, “os que semeiam com lágrimas ceifam em meio a canções”, ou seja, devemos nos valer dos tempos de provação para nos unirmos de forma inteira a Deus e edificarmos nossas almas. É nesses momentos que devemos, com oração e paciência, plantarmos somente maravilhas em nossos corações, aprendendo a amar mais, a nos doarmos mais, amadurecendo na fé, enxergando os nossos próprios pontos fracos, nossas misérias, e colhermos o melhor de todos os frutos: o amor de Deus.

Tão bom é colher frutos plantados com Deus! Olhar para o passado com bons olhos, para o presente com um grande sorriso, e para o futuro com esperança de uma vida completa!

Quando superamos os sofrimentos, após tantos e tantos dias ou anos de dor, Deus nos dá uma grande recompensa, essa tão imensa que faz com que nos questionemos se tal dor não teria sido necessária, ou pelo menos motivo de mudanças radicais em nossas vidas. Esse questionamento somente surge juntamente com a felicidade de vermos nossas vidas se tornando como antes eram, ou até mesmo melhor e mais completa.

Reafirmo: nada é por um acaso. Deus não é o autor de tua dor, mas, se permitiu que ela ocorresse, e se te deu forças para suportá-la, é porque tem planos muito maiores para ti. Basta acreditar!

Decida-se sempre pela vida, mesmo que o fardo seja pesado, pois, no final, a felicidade será plena. Chore enquanto é tempo, sem se preocupar com os outros, mas saiba olhar além da dor, e ter forças para se reerguer. Deixe a passividade de lado, pois Deus quer que reajas para poder aproveitar o espetáculo da vida!                  

Abraços,

Carlinhos

Um comentário:

  1. esse blog é uma injeção de perseverança e otimismo!

    e eeita homem que escreve!

    uma Santa Páscoa,

    Ana.

    ResponderExcluir